quarta-feira, março 21, 2007

"O Fado de Ser Fadista" na Hungria


O Fado de ser Fadista
na Hungria

Ao navegar na net, descobri - no site youtube - uma cantora húngara que, num concurso na Hungria penso eu do tipo Ídolos, cantou um fado de Artur Ribeiro: O Fado de ser Fadista.

Por acaso, esta cantora, de seu nome Rúzsa Magdolna , foi escolhida para representar a Hungria no Festival Eurovisão em 2007.


O link é o seguinte:
http://www.youtube.com/watch?v=oQsEiRr513Y

O Fado de ser Fadista - letra e música de Artur Ribeiro - deu entrada à Sociedade Portuguesa de Autores em 1957. A cantora húngara adaptou a letra para a canção do concurso, pondo alguns versos da versão original de lado. Mesmo assim, não me parece que ela saiba português e por isso tem mérito. Eu, muito provavelmente, não seria capaz de cantar uma canção em hungaro como ela cantou em português.

Eis a letra (versão cantada por Carlos Ramos):

Fado é destino marcado

Fado é perdão ou castigo
A própria vida é um Fado
Que o coração traz consigo
Seja canção fatalista
Ou prece de quem sofreu
O Fado de ser fadista
É sina que Deus me deu.

Fado é ternura
Fado é dor, Fado é tristeza

Fado é como que uma reza
De quem sofre ou é feliz

Fado é loucura
É saudade
É incerteza
É bem a mais portuguesa
Das canções do meu país.

Fado é tudo o que acontece
Quando se ri ou se chora
Quando se lembra ou se esquece
Quando se odeia ou se adora
É ter um jeito de artista
Para moldar ao fado a voz
O fado de ser fadista
É morar dentro de nós

Fado é ternura
Fado é dor
Fado é tristeza

Fado é como que uma reza
de quem sofre ou é feliz

Fado é loucura
É saudade
É incerteza
É bem a mais portuguesa
Das canções do meu país.

(Letra e música: Artur Ribeiro. SPA, 1957)

2 Comments:

At 12:10 da manhã, Blogger João Barros Rodrigues said...

sabe-me dizer como arranjo a musica da fonte das sete bicas?

 
At 6:29 da tarde, Blogger Regina said...

Olá João

Peço desculpa pelo atraso...
Da música da Fonte das Sete Bicas, está a se referir à gravaçao(vinil, cd) ou à partirtura?
Por acaso tenho ambos.
Pode encontrar a versão original cantada por Artur Ribeiro num cd que se chama A Rosinha dos Limões (original) da editora Estoril, na loja Discoteca Amália na Rua Áurea nº272 em Lisboa (tel: 213 420 939).

Espero ter ajudado

Regina

 

Enviar um comentário

<< Home